sexta-feira, 3 de agosto de 2012

VISITA ÀS COMUNIDADES DONZELA E BOA SORTE


Fizemos duas visitas a comunidades praticamente isoladas pertencentes ao município de Itacajá, comunidade Donzela e comunidade Boa Sorte.
A comunidade Donzela fica a aproximadamente 60km de Itacajá, enquanto a comunidade Boa Sorte fica um pouco mais próxima, cerca de 40 km, contudo em locais de difícil acesso.


Em sua maioria, as casas das comunidades são de pau-a-pique; as paredes são estruturas de bambú, amarradas com cipó e preenchidas com barro e o teto é coberto por folhas de palmeiras trançadas. Essas casas não têm acesso à água encanada, muito menos saneamento básico e a população de ambas as comunidades vivem em situação de extrema pobreza.


Nessas comunidades foram realizadas oficinas de artesanato com o reaproveitamento de caixas de Tetra Pack, oficina de aquecedor solar, curso de informática, cuidados com a saúde da mulher, profissionalização do artesanato, além de aferição de pressão arterial e glicemia.


Enquanto as oficinas aconteciam com os mais velhos, as crianças participavam de atividades lúdicas com outros rondonistas. Um momento marcante foi quando foram distribuídas entre as crianças algumas simples bolachas... Parecia que tudo que havia de melhor no mundo estava sendo dado a elas naquele momento.



As escolas das comunidades são multiseriadas, ou seja, existem alunos de diversas faixas etárias cursando séries distintas na mesma sala de aula, fato que compromete o rendimento e o aproveitamento do ensino. Essas crianças provocaram grande comoção, pois seus olhares profundos nos indagavam sobre qual serão os seus futuros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário