terça-feira, 31 de julho de 2012

RALLY DAS ÁGUAS


O Rally das Águas é o maior evento da cidade de Itacajá e região. Ele acontece anualmente, e esse ano foi realizado a sua 12º edição.
Para nossa sorte, o rally foi concomitante com a nossa estadia em Itacajá e é claro que não perdemos a oportunidade de participar desse evento tão aguardado pela população local.



Engana-se quem pensa que vence o rally quem chega primeiro. Na verdade o rally é uma festa que acontece sobre as águas do rio Manoel Alves Pequeno. São balsas, barcos, bóias e colchões de ar que descem durante 6 horas, cerca de 10km do rio, até a orla da praia de Itacajá. As balsas são estruturas metálicas sobrepostas sobre grandes galões de plástico. Elas vão abarrotadas de pessoas, som, churrasqueiras e muita farra.



Andamos cerca de 10km de estrada de chão até o local de partida do rally. Antes da largada fizemos um pequeno mutirão de limpeza na margem do rio. Nesse meio tempo, pessoas e mais pessoas vinham chegando com seus apetrechos para descer as corredeiras.


Como alguns integrantes do grupo participaram do evento descendo o rio nas bóias, foram na balsa e consigo levaram a comida e a bebida de quem desceria o rio nas bóias.
O problema é que não sabíamos que as bóias e as balsas não desciam as corredeiras juntas por questões de segurança, ou seja, alguns rondonistas ficariam quase seis horas dentro do rio, sob um sol escaldante, sem comer ou beber absolutamente nada.



Mal o rally começou e tivemos uma grata surpresa, aliás, gratas surpresas. Vendo o despreparo dos novatos para aguentar a extenuante descida do rio, muitos moradores de Itacajá, que participaram de nossas atividades na semana anteriores e até mesmo turistas que nos reconheceram em função das camisetas do Projeto Rondon, fizeram nos sentir no paraíso. Era comida, bebida e claro muitas risadas de todos os lados.



Quem se imaginaria sobre uma bóia, comendo com as mãos arroz com carne seca, numa tampa de tupperware? E a coisa não parou por ai! Camarão ao bafo, filé com farofa, Maria Isabel (arroz cozido com feijão), vina, azeitona, salame, paçoca (espécie de farofa de carne seca com farinha mandioca) e muitas outras comidinhas peculiares. Onde passávamos éramos reconhecidos e acolhidos.
Depois de 6 horas, enfim chegamos a orla da praia de Itacajá. Esse foi um dia muito marcante para todos nós, tanto pela experiência de participar de um evento tão incomum, quanto pela hospitalidade do povo tocantinense.



Recepção da população na chegada do Rally das Águas


Nenhum comentário:

Postar um comentário